Três passos simples para você falar bem em público

Ao longo de toda história humana, as pessoas tem expressado sua força e confiança em alcançar objetivos, não apenas pela força, mas também pela nobre arte de falar em público.

Os oradores da Grécia antiga eram muito respeitados e valorizados na comunidade. Da mesma forma, os líderes mundiais de hoje são admirados e estimados quando têm o poder de se dirigir ao público com equilíbrio e convicção.

A simples ideia de falar na frente de uma audiência faz uma pessoa comum se encolher, não importa se é um grupo grande ou pequeno.

Seja para fazer um brinde em um casamento ou para fazer um discurso para uma grande assembléia, a maioria das pessoas tentam evitar o máximo possível falar em público. Mas falar em público não deve ser a causa de tanto barulho. Por mais desafiador que seja, falar em público pode ser feito com algumas comportamentos simples.

Antes de fazer o discurso: prepare-se

Como qualquer outra atividade que for fazer, falar em público também exige uma preparação cuidadosa para ter sucesso. Muitas pessoas sonham em fazer aqueles discursos espontâneos “inspirados” como vistos nos filmes; na verdade, essas cenas raramente acontecem na vida real.

Para fazer um discurso decente, é preciso planejar bem. Até os líderes mais famosos do mundo se preparam para discursos públicos, e a maioria deles ainda tem equipes para trabalhar o plano do discurso.

Bom, mesmo que você não se tenha pessoas para preparar um discursos para vocês, você mesmo pode preparar um. Primeiro, você saber para que é o discurso, qual o objetivo dele. Falar sobre física quântica não seria adequado para um casamento, sendo assim um discurso deve se encaixar no evento onde será entregue. Ele precisa ser congruente

Segundo, você precisa conhecer, saber para quem você vai entregar o discurso. Uma assembléia de acadêmicos não levaria a sério um orador alegre,a não ser que seja dentro do contexto da assembléia, é preciso que você escolha o estilo adequado da fala, com base na audiência.

Terceiro, você precisa entender o que o público espera do seu discurso. Uma associação de agricultores normalmente não estaria interessada em um discurso sobre a cultura romana, portanto estude cuidadosamente o assunto a ser abordado ao falar para um público.

Escreva seu discurso

Novamente, discursos deslumbrantes e espontâneos raramente acontecem na vida real. A maioria dos bons discursos foram escritos antes da apresentação. Enquanto a maioria das figuras públicas, que fazem discursos notáveis, possuem seus próprios redatores, você mesmo pode fazer um bom discurso mesmo sem a ajuda de uma equipe de roteiristas.

Ao escrever para falar para um público, organize cuidadosamente o conteúdo do discurso. Geralmente vale a pena começar com uma introdução muito forte, que desperte o interesse do público. É importante chamar a atenção do público logo no início da apresentação para evitar que se entediem facilmente. Em seguida, o corpo do discurso deve ter um propósito.

O conteúdo do discurso deve ser congruente, se relacionar bem com a expectativa do público e com base onde se apoiar. Não é bom discordar demais, embora algumas vezes alguns desvios ajudem a atrair a atenção quando surge algum tédio. Por fim, ele deve ficar na memória das pessoas. Por mais emocionante que seja um discurso, ele será inútil se as pessoas o esquecer no instante em que saírem da reunião. As conclusões devem fazer uma recapitulação concisa e memorável de todo o corpo do discurso.

A entrega do discurso

Um discurso escrito não será consumado até que tenha sido transmitido ao público. E essa é a parte da qual a maioria das pessoas tem medo, mas quando o planejamento e a escrita são bem feitos, a entrega deve ocorrer com mais facilidade.

É preciso decidir se vai falar de memória ou usar anotações. Os iniciantes devem fazer o uso de um script ou uso de power point por exemplo, quando se sentir mais à vontade para falar em público, pode começar a confiar na memória.

Ler diretamente de um script pode ser bastante chato e monótono para o público, sendo assim, é importante manter contato visual constante e interação com eles. Falar de memória pode ser impressionante, mas pode também ser difícil não esquecer algumas partes do discurso. Falar com anotações pode ser uma boa alternativa, desde que seja possível expor bem os pontos, para isso é importante conhecer bem e memorizar o ter do assunto a ser falado. A escolha de como fazer o discurso depende inteiramente do orador; assim, é importante que se pesem as opções cuidadosamente.

Aprendendo mais sobre falar em público

Existem inúmeros recursos e técnicas que podem ajudar você a se sair bem ao falar em público. Muitas empresas oferecem treinamento para falar em público, e esses serviços oferecem cursos detalhados que podem ajudar a pessoa a desenvolver essa habilidade tão importante para os dias de hoje. 

Conheça nosso e-book com todo o passo a passo para falar em público e fazer apresentações inesquecíveis. Com técnicas para desenvolver a habilidade de falar em público, preparar apresentações e vencer o medo e a insegurança clicando aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *